domingo, 6 de setembro de 2009

Indicadores Internacionais


Economia americana em recuperação: Na última semana, dois indicadores dão sinais de recuperação na economia americana. A venda de imóveis novos subiu 9,6% em julho para uma taxa anualizada de 433 mil unidades. Os pedidos de bens duráveis aumentaram 4,9% no mês passado. A previsão era de 3% de crescimento.

81 bancos fecharam nos EUA: Mesmo com a economia americana em recuperação, o sistema financeiro ainda sofre as consequências da crise. Em 2009 já foram fechados 81 bancos nos EUA e, segundo órgãos de controle do país, existem 416 bancos norte-americanos perto da falência, sendo a maioria pequenas instituições.

Empresários alemães otimistas: Nos últimos meses, a confiança dos empresários alemães na economia tem subido. Em julho, estava em 87,4%. Já em agosto, chegou a 90,5 pontos. É o quinto mês consecutivo de melhora no indicador, o que demonstra a retomada do crescimento alemão.

Exportações japonesas em queda: As exportações do Japão têm apresentado queda a cada mês. Pelo décimo mês consecutivo, os embarques japoneses para o exterior caíram. Em julho, a queda foi de 36,5% ante o mesmo período de 2008.

Toyota reduz produção: A maior montadora do mundo, a japonesa Toyota, anunciou que deverá reduzir sua produção interna em 220 mil veículos. Já sua produção mundial deverá chegar a 580 mil veículos a menos, o que representa cerca de 6% da capacidade de produção global da empresa. Pela primeira vez na história, a Toyota apresentou prejuízo nos três primeiros meses do ano, que, conforme previsões, se repetiu no segundo trimestre.

Mais de 54 mil brasileiros deixam o Japão :A crise econômica que atingiu o Japão e o desemprego determinado por ela fez com que, nos últimos nove meses, 54.709 brasileiros deixassem o país. No fim de 2008, haviam 312.582 brasileiros registrados no Japão. Esta comunidade teve uma redução de 17% nos últimos meses. O governo japonês incentiva o regresso dos brasileiros, fornecendo, desde abril, uma ajuda financeira àqueles imigrantes que quiserem regressar ao seu país de origem. Cada brasileiro que deixar o Japão ganha um auxílio de 3 mil dólares e seus dependentes, de 2 mil dólares cada um. Quem recebe o auxilio não pode voltar para o Japão por três anos.[recebido por e-mail]


Nenhum comentário: